Quais são os objetivos do Projeto HUPEDCARE?

As instituições africanas e latino-americanas do projeto HUPEDCARE estão empenhadas em investir em tecnologia e inovação para aumentar as suas competências na área da humanização no tratamento da dor pediátrica. Para alcançar estes avanços, a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL é uma prioridade fundamental com importância estratégica (tanto para a UE como para os países membros participantes neste projeto) à qual é necessário unir a criatividade e a modernização do Ensino Superior para aproveitar os benefícios e as oportunidades oferecidos pelas tecnologias digitais para melhorar as capacidades de professores e profissionais da área da Saúde descritas acima. Especificamente, o objetivo fundamental desta proposta é:

Identificar e implementar ações transformadoras em tecnologias de informação e comunicação em instituições da África e da América Latina que permitam a integração, a capacitação, a cooperação acadêmica de instituições de ensino superior e a transmissão de conhecimento à sociedade em relação à humanização no cuidado da dor pediátrica.

Após uma análise aprofundada, os parceiros da África e da América Latina que participam neste projeto concordaram em detectar uma série de deficiências comuns no domínio da saúde infantil:

  • Falta de consciência da existência de dor pediátrica.
  • Pouco conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos da dor.
  • Falta de formação na área da dor pediátrica (aguda e crónica; com tratamento farmacológico e não farmacológico).
  • Não utilização de escalas de mensuração da dor.
  • Dificuldade de acesso aos serviços de saúde, favorecendo o uso de medicamentos tradicionais de cada área (xamanismo, ervas, misturas...).
  • Dificuldade em formar pessoal de saúde nesta área e falta de conhecimento sobre o assunto.
  • Falta de protocolos de ação para dor pediátrica.


Todas estas deficiências pretendem ser solucionadas através da concepção de recursos tecnológicos adequados que permitam uma aprendizagem orientada por especialistas no segmento, promovendo assim a geração de conhecimento na área da dor pediátrica para a sua posterior aplicação e divulgação nas suas zonas de influência. Esta importante transformação digital que se pretende abordar no domínio do Ensino Superior em instituições da África e da América Latina serão apoiadas pela concretização dos seguintes objetivos específicos:

Este objetivo será verificado com o desenvolvimento e instalação de uma plataforma de aprendizagem com ferramentas inovadoras adaptadas ao campo específico da dor pediátrica na qual se basearão as ações restantes a realizar neste projeto.

Para alcançá-los, os professores africanos e latino-americanos receberão formação no âmbito do projeto através de 3 módulos de formação realizados em universidades europeias e não europeias.

Este objetivo será verificado através da implementação de 7 centros tecnológicos denominados PedTECH em instituições africanas e latino-americanas, onde se pretende obter o máximo benefício das atividades programadas neste projecto.

Este objetivo será verificado pela criação no repositório da plataforma de uma quantidade significativa e crescente (+10% anual) de conhecimento aplicado na área do projeto.

Gostaria de conhecer mais?

Apresentação



Veja Mais ...

Pacotes de Trabalho



Veja Mais ...

Notícias



Veja Mais ...