UNIVERSIDADE JEAN PIAGET DE CABO VERDE (UNIPIAGET)
Parceiro beneficiário do projeto
-
País
Cabo Verde
-
Web
Descrição
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UniPiaget) é um estabelecimento de ensino superior, criado pelo Instituto Piaget, que acolhe cerca de 1500 alunos alocados em 17 dos 26 cursos aprovados, incluindo nove cursos de mestrado e um doutorado em desenvolvimento e sustentabilidade global. O número de docentes ronda os 250, divididos em diferentes sistemas de contratação e graus académicos.
A UniPiaget ocupa um lugar de destaque no panorama do ensino superior em Cabo Verde. Com efeito, além de ser a primeira Universidade em e em Cabo Verde, tem vindo a desenvolver um trabalho meritório em prol do ensino superior no país, sendo hoje considerada pela sociedade civil e pelas instituições como uma instituição de referência e de nível na formação de jovens e na valorização dos recursos humanos em Cabo Verde.
Como missão, visa desenvolver uma educação de qualidade que promova e contribua para o desenvolvimento humano e sustentável da sociedade cabo-verdiana, promova a investigação, a inovação docente e a extensão, transformando a universidade num campus de atração regional e internacional, assente na localização atlântica e na diversidade cultural que caracteriza o país.
Em nível organizacional, a UniPiaget está dividida em quatro unidades de ensino e pesquisa: UCEJP - Unidade de Ciências Econômicas, Jurídicas e Políticas, UCETE - Unidade de Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias, UCHSA - Unidade de Ciências Humanas, Sociais e Artes e Unidade de Ciências Naturais, da Vida e do Meio Ambiente - UCNVA. Com a internacionalização como estratégia, em 2014 foi criado o Centro de Pesquisa, Relações Institucionais e Formação Avançada (CIRIFA), cuja missão é promover a cooperação institucional e a internacionalização da academia; a produção e divulgação científica; a formação avançada e o intercâmbio científico, acadêmico e cultural.
Só em 2022, no âmbito da cooperação institucional, foram assinados 22 protocolos nacionais e internacionais.
Em termos de pesquisa, somente em 2022, nove projetos internacionais e dois nacionais foram aprovados ou desenvolvidos em vários campos, como doenças transmitidas por vetores e controle de vetores, turismo sustentável, desenvolvimento da linguagem, novos medicamentos naturais para malária e inovação em tecnologia de laboratório molecular. No âmbito da divulgação científica, em 2022 foi realizado o primeiro simpósio de pesquisa científica da UniPiaget, publicado nos Anais do Simpósio e uma nova chamada para publicação em sua Revista Científica CONTACTO.
No âmbito das mobilidades, ERASMUS e aquelas atribuídas a outros programas de intercâmbio, em 2022 foram realizadas com oito universidades, institutos de investigação e empresas, abrangendo tanto estudantes de graduação e pós-graduação, como também docentes, investigadores e pessoal administrativo da Universidade.
Além do CIRIFA, a universidade conta com diversos centros de pesquisa: CIS - Centro de Inovação e Sustentabilidade, LAPE - Laboratório de Pesquisa e Extensão da UCHSA, NAI - Centro de Acessibilidade e Inclusão, NEMDH - Núcleo de Estudos sobre Migração e Direitos Humanos. Destaca-se o Grupo de Pesquisa em Doenças Tropicais - GIDTPiaget, já consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente, com mais de uma década de formação de corpo docente e uma dezena de publicações em periódicos internacionais.
Outro trunfo da UniPiaget há uma década é o ensino a distância, sendo pioneira nesse quesito com a criação do Laboratório de Educação a Distância que dá suporte a todos os cursos, principalmente os de pós-graduação, que são realizados praticamente na íntegra no formato e-learning. Para divulgação interna e externa, a Universidade conta com o Gabinete de Comunicação e Imagem, que conta com estudos de rádio e televisão.