UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (USP)
Parceiro beneficiário do projeto
-
País
Brasil
-
Web
Descrição
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) iniciou suas atividades em 10 de agosto de 1953, sob a direção da professora Glete de Alcântara.
No nível de graduação, oferece Bacharelado em Enfermagem e Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação. Desde a inclusão da Enfermagem no Guia do Estudante, a EERP tem recebido consistentemente a classificação mais alta de 5 Estrelas.
Para a formação de alunos de mestrado e doutorado, a EERP mantém quatro programas de pós-graduação: Enfermagem Fundamental, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem em Saúde Pública e um Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Em parceria com a Escola de Enfermagem da USP sediada em São Paulo, oferece o Programa de Doutorado Interunidades em Enfermagem.
O Programa de Pós-Doutorado é uma opção para pesquisadores que desejam consolidar e atualizar seus conhecimentos ou redirecionar seu foco de pesquisa desenvolvendo um projeto de pesquisa científica dentro de um dos grupos de pesquisa da EERP. A EERP publica a Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE). O acervo completo está disponível para acesso gratuito em http://www.scielo.br/rlae. A EERP também publica a SMAD – Revista Eletrônica de Saúde Mental, Álcool e Drogas, com acesso gratuito em http://www.eerp.usp.br/resmad/
Devido ao seu desempenho destacado em ensino, pesquisa e extensão universitária, a EERP foi designada como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem desde 1988. Em 2002, tornou-se o primeiro capítulo da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing no Brasil. Além de sua infraestrutura privilegiada, a EERP conta com capital humano altamente competente, com notáveis membros do corpo docente distribuídos entre os departamentos de Enfermagem Geral e Especializada (ERG/DEGE), Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (ERP/DEPCH) e Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (ERM/DEMISP).
Missão
Gerar e disseminar conhecimento em enfermagem e saúde que contribua para o avanço científico da profissão, visando à melhoria da saúde da população.
Formar enfermeiros e profissionais de áreas afins com elevada competência técnico-científica e política, valorizando a integralidade, a interdisciplinaridade, a liderança e a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Valores
Desenvolver um processo de trabalho democrático, comprometido com valores éticos, humanísticos e equitativos, dentro de um clima organizacional solidário e construtivo, baseado em parcerias e colaboração interna e externa, respeitando os princípios da missão.
Visão
Ser referência nacional e internacional na produção e disseminação do conhecimento científico e na formação de recursos humanos de qualidade em enfermagem e áreas afins.