UNIVERSIDAD DE OVIEDO (UNIOVI)
Parceiro beneficiário do projeto
-
País
Espanha
-
Web
Descrição
A Universidade de Oviedo, fundada em 1608 no Principado das Astúrias, no Norte de Espanha, centra as suas funções principais no ensino, no estudo e na pesquisa, de forma a prosseguir os objectivos definidos nos seus estatutos.
Um total de 38 Departamentos abrangem um amplo conjunto de áreas de especialização, estruturados nas áreas de Artes e Humanidades, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Jurídicas e Engenharia e Arquitetura, acolhendo 196 grupos de pesquisa. Informações detalhadas estão disponíveis em https://www.uniovi.es/conocenos/departamentos e https://www.uniovi.es/en/investiga/nuestrainvestigacion/grupos.
A Vice-Reitoria de Pesquisa promove a excelência na pesquisa, desenvolvimento e inovação através de funcionários dedicados, promovendo a participação em projetos da UE e apoiando pesquisadores para esse objetivo. Da mesma forma, o Serviço de Estudos dedica-se à gestão, processamento, administração e fundamentação de projetos e contratos de pesquisa.
A Universidade de Oviedo conta atualmente com 20.590 estudantes, com 2.000 pesquisadores e docentes e 1.000 funcionários dedicados a atividades administrativas, de gestão e de apoio. A instituição está distribuída em 3 Campi, localizados nas cidades de Oviedo, Gijón e Mieres, acolhendo 17 Faculdades e Escolas onde são ministrados 66 programas de Licenciatura, 75 programas de Mestrado, 6 programas de Mestrado Erasmus Mundus e 30 Programas de Pós-Doutorado. A instituição assinou acordos de mobilidade com mais de mil universidades e centros de pesquisa em todo o mundo.
Em setembro de 2021, a Comissão Europeia concedeu à Universidade de Oviedo o selo europeu “HR Excellence in Research”, que reconhece o compromisso das instituições e universidades europeias em gerar e apoiar um ambiente de pesquisa estimulante e favorável.
Desde janeiro de 2023, a Universidade de Oviedo coordena o INGENIUM, uma aliança de 10 instituições de ensino superior de 10 países europeus. Como uma iniciativa Erasmus+ “Universidades Europeias”, o projeto busca permitir que cada membro da rede ofereça programas de estudo e qualificação de alta qualidade com componentes digitais que são compartilhados dentro da Aliança INGENIUM. Devido à internacionalização dos cursos e ao aumento da mobilidade de alunos e funcionários, a promoção da competência intercultural entre professores e alunos é de interesse central.